Santa Catarina é o melhor estado para jovens trabalharem no país

O estado catarinense possui a renda mais alta do país para a faixa etária dos 20 a 29 anos e a menor taxa de desemprego do país.

De acordo com dados recentes veiculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Santa Catarina possui o menor índice de desemprego do Brasil. Além disso, o local também se destaca como favorável para os jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho e isso também é aplicável quando se fala sobre a renda.

Diante dos fatos destacados, vale ressaltar que em Santa Catarina as pessoas que têm entre 20 e 29 anos de idade, possuem renda média de 2,3 mil reais. Esta é a faixa mais alta do país para essa faixa etária. O segundo e o terceiro lugar do ranking são ocupados, respectivamente, por São Paulo e o Distrito Federal, que são os únicos locais a ultrapassar a marca dos 2,3 mil em salário.

Entretanto, quando se fala sobre a inserção da juventude no mercado de trabalho, é preciso observar que isso acontece de forma muito mais facilitada no estado de Santa Catarina. A título de comparação é interessante destacar o Distrito Federal, no qual o desemprego das pessoas que têm entre 20 e 29 anos é de mais de 15%. Estes números são três vezes maiores do que a porcentagem catarinense. Em São Paulo, por sua vez, a taxa de desemprego chega a 12,4%.

Então, nessa faixa etária Santa Catarina acaba saindo na frente e se destacando em relação a outros estados brasileiros. Isso acontece porque a maioria deles possui taxas de desemprego para jovens acima dos 13%. Em alguns casos, como o da Bahia e do Rio Grande do Norte, este percentual extrapola os números citados de forma significativa e chega a 20%. Voltando para a região Sul do Brasil, Paraná e Rio Grande do Sul também apresentam boas taxas nesse sentido com 9% cada.

De acordo com as declarações de Carlos Moisés, governador de Santa Catarina, o estado pretende continuar com a sua política de investimento em bolsas de estudo, algo que ele acredita que será capaz de trazer mais resultados positivos para o estado futuramente. Nesse sentido, Moisés chegou a comentar que é preciso criar as condições favoráveis para que os jovens possam se tornar qualificados e levar a renda para as suas famílias. De acordo com o Governador, isso é uma questão de segurança e garante resultados positivos em várias outras áreas.

É interessante ressaltar que atualmente o estado de Santa Catarina é o que apresenta a menor desigualdade de renda em todo o país, de modo que Carlos Moisés acredita que isso deve ser ampliado.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies