Tendo em vista a disseminação do Coronavírus (COVID-19) e a situação de pandemia decretada pala Organização Mundial da Saúde, algumas organizações decidiram aderir ao trabalho home office.
A flexibilidade desse tipo de atuação possui diversas vantagens como: horários flexíveis, comodidade de estar em casa e economia por não haver gastos com deslocamento. Mas, em algum momento, o funcionário pode encontrar dificuldades na realização do trabalho por não estar em contato presencial com os demais funcionários. O que fazer, por exemplo, quando precisar convocar urgentemente uma reunião? Como mandar aquele documento importante que esquecer de entregar pessoalmente?
Para isso, listamos alguns aplicativos que podem facilitar a vida do funcionário home Office.
Google Hangouts é uma plataforma de comunicação virtual da Google. Nela o usuário pode enviar mensagens instantâneas e realizar vídeochamadas e chamadas de voz. O Hangout é uma ótima ferramenta para realizar reuniões home office e possui versões para web e para smartphones.
O Trello é uma ferramenta de gerência de tarefas que permite a criação de equipes de trabalho e estabelecimento de atividades que cada membro precisa realizar. A plataforma é referência no ramo, sendo utilizada por grandes empresas como a Google.
As atividades ficam organizadas de maneira dinâmica e flexível através de colunas e cartões. Os cartões suportam, além das descrições das atividades, comentários, checklists e anexos (documentos, fotos, links, entre outros).
O Trello é gratuito para utilização, mas possui ferramentas avançadas chamadas Power Ups. Os Power Ups complementam a funcionalidade dos cards com funções extras como calendário, ligação direta com o Google Drive, ramificação de cartões, e várias outras. Algumas dessas funções são pagas, mas há muitas gratuitas, livres para utilização.
A plataforma pode ser utilizada através do navegador do computador ou por meio do aplicativo para smartphone disponível na loja de apps do celular.
Como o nome sugere, o Google Drive é mais uma ferramenta da grande Google. O Drive é um sistema de armazenamento em nuvem utilizado para salvar e organizar arquivos, mas também há a função de compartilhamento.
A ferramenta tem um sistema integrado com o Google Documentos, Gloogle Planilhas e Apresentações do Google, podendo criar documentos, planilhas e apresentações de maneira conjunta em tempo real.
Para utilizar o Drive, é necessário ter uma conta de e-mail no Gmail. A plataforma possui um armazenamento de até 15gb gratuito, podendo ser estendido através de um valor mensal.
Para quem utiliza o sistema operacional Android, o Google Drive, bem como outras ferramentas da empresa, já vem instalado no aparelho smartphone, mas pode ser utilizado em sua versão para navegador.
Assim como o Google Drive, o One Drive também é uma plataforma de armazenamento em nuvem. Esta ferramenta é interligada à conta de e-mail da Microsoft e possui a função de compartilhamento de arquivos e criação online de documentos, planilhas e apresentações através do Pacote Office, da Microsoft, disponível para web.
Comparado a outros armazenadores disponíveis no mercado, o One Drive possui um espaço limitado de armazenamento.
O Drop Box é mais uma ferramenta de armazenamento em nuvem, mas esta não necessita de nenhuma conta e-mail específica. O usuário que queria realizar o upload de arquivos na plataforma precisa apenas criar uma conta com qualquer e-mail e começar a utilizar. Os documentos armazenados também podem ser compartilhados com outras pessoas.
O CamSanner é um aplicativo para smartphone que permite transformar o celular em um scanner de documentos. A ferramenta é ideal para aquelas situações em que precisamos enviar um documento físico, mas não temos acesso a uma impressora com scanner.
Com o utilitário, o usuário fotografa as páginas de qualquer documento transformando-o em um arquivo pdf. O arquivo gerado pode ser compartilhado de várias maneiras: e-mail, WhatsApp, Google Drive, entre várias outras opções.
O CamScanner possui uma versão gratuita e outra paga. Na gratuita, o pdf gerado apresenta uma marca d’água com o nome do aplicativo no canto inferior de cada página; já na versão paga, essa marca pode ser removida e o usuário tem acesso a um espaço na nuvem para realizar o upload dos documentos scaneados.
Por Joseildo Henrique da Conceição
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