Criado para ser uma alternativa de mobilidade no Brasil e no mundo, o Uber também se transformou em uma importante fonte de renda para quem estava desempregado ou que precisava de uma renda extra no fim do mês.
Até mesmo motoristas profissionais estão optando por aplicativos de mobilidade alternativa, como o Uber. No entanto, para fazer parte da empresa é preciso que o interessado cumpra alguns requisitos mínimos.
Dependendo da escolha do motorista, as exigências podem ser ainda maiores, como é o caso do Uber Black, que atende clientes mais sofisticados e que pagam mais caro por mais conforto e segurança.
Quando tudo começou a imagem do Uber era carro preto e motorista particular. O aplicativo nasceu em 2014 no Brasil e veio como alternativa para o transporte particular. O programa começou a se expandir de forma rápida e se criou uma disputa ferrenha entre taxistas e motoristas de aplicativos como Uber.
A partir daí essa briga entre taxistas, Uber e outros aplicativos de transporte particular só cresceu e começou a cada dia mais ocupar os noticiários. Os taxistas e alguns políticos exigem que esses aplicativos cumpram regras de legislação e regulamentação. E mesmo com esses imbróglios, o Uber não parou de crescer desde então e se transformou em uma ótima alternativa de trabalho. Entretanto, como ser motorista do Uber? É o que vamos ver agora!
Para conseguir ser um motorista do Uber, o interessado precisa cumprir alguns requisitos, como por exemplo ter 21 anos ou mais. O cidadão precisa acessar o site da empresa https://www.uber.com/br/pt-br/drive/how-it-works/ e se cadastrar enviando alguns documentos.
Dependendo da cidade onde o motorista se encontra é preciso entregar alguns documentos extras que são exigidos por regulamentação do município. O envio dos documentos também pode ser feito pelo aplicativo no celular. A entrega toda é feita por upload digital, de forma fácil e de alta tecnologia.
As regras de documentação são iguais tanto para o Uber X – que é um modelo que sai mais barato para o usuário – quanto para o Uber Black, que atende usuários mais exigentes. O que muda entre esses dois modelos de trabalho para o aplicativo é o automóvel, que deve ser mais luxuoso para o Uber Black.
A Uber exige que o motorista tenha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B e com a observação de que Exerce Atividade Remunerada (EAR). Caso você não tenha essa exigência na sua CNH, procure o DETRAN do seu Estado e veja os requisitos para fazer a solicitação e os exames necessários.
Além da CNH, a Uber também pede o envio do Atestado de Antecedentes Criminais do motorista para ele ser aceito no aplicativo e poder começar a trabalhar. Este documento pode ser obtido na Secretaria de Segurança Pública do seu Estado.
Depois de ser aceito na Uber, o motorista deverá receber boas avaliações do usuário para continuar exercendo sua atividade no aplicativo. Caso o motorista tenha uma nota menor que 4,3 (total é 5 estrelas), ele pode ser suspenso e ficar sem fazer corridas por até uma semana.
Já o veículo deve ter uma apólice de seguro do tipo Acidentes Pessoais de Passageiros (APP). Para atuar no modelo Uber X, o motorista deve ter um veículo de fabricação de no mínimo de 2008, quatro portas, capacidade para cinco pessoas e ar-condicionado.
Para o Uber Black as exigências são maiores. O veículo deve cumprir os mesmos requisitos para o Uber X, além de ser modelo SUV ou sedã da cor preta e também bancos com revestimento em couro.
Além dessas exigências, não é qualquer carro que pode ser Uber Black. Para saber mais, acesse o site da Uber e veja a lista completa para cada modelo de automóvel https://www.uber.com/br/pt-br/.
Por Carolina Costa
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?