Perder o emprego pode gerar uma tremenda insegurança, principalmente com o mercado oscilando a todo momento, mas vendo por outro ângulo, pode ser uma chance de conseguir algo melhor.
No primeiro instante pode soar estranho, contudo, para conseguir uma boa recolocação no mercado de trabalho, fica mais fácil se o objetivo for claro seguindo o planejamento certo e com muito foco.
Abaixo veja dez dicas para conseguir um novo emprego sem passar por tantos transtornos:
Qualquer pessoa que se vê desempregada fica insegura, tanto emocional como financeiramente. Mas, Calma! Comece dando uma equilibrada nas contas deixando o mínimo possível para depois. Lembre-se que pode ficar algum tempo sem trabalhar, mas nem por isso deve entrar em pânico.
Faça um balanço de toda sua caminhada profissional, organize uma lista de tudo que conquistou e aprendeu nesse tempo e defina as conquistas que obteve e seus aprendizados, durante esse tempo. Lembre-se da experiência que ganhou, isso vai deixa-lo com o ego mais massageado. Agora é hora de avaliar o quê, de fato, pretende na carreira profissional. Avalie bastante, pese prós e contras e não faça nada de cabeça quente.
Um bom currículo é uma excelente porta de entrada, principalmente se for caprichado, ressaltando todas as suas experiências profissionais, seus níveis de escolaridade. Não esqueça de espalhar nas redes sociais tipo Linkedin, caso tenha. Sempre aparecem ótimas vagas profissionais. E se deseja uma vaga específica, destaque suas qualidades no assunto.
Esteja sempre em desenvolvimento e aproveite seu tempo para aprender mais, sobretudo no área que lhe interessa. Habitue-se a frequentar cursos e palestras, esteja sempre atento a tudo que for passado e extraia o melhor possível. Mostre que estar desempregado não é necessariamente ficar parado. Atualize sempre seu perfil profissional.
Nunca se faça de coitado, muito menos culpe o mundo pelas suas desventuras. Tome as rédeas do seu destino e mude sua vida profissional. Seja o dono da situação, ninguém melhor do que você para saber o que é melhor e uma atitude positiva e autoconfiança, podem decidir sua entrada em um novo emprego.
“Meu problema sempre foi trabalhar demais” ou “Visto a camisa”, essas frases não vão te ajudar, evite-as em entrevista de emprego, muito menos no currículo. Todo patrão conhece de cor e salteado. Expresse experiências que o destaquem no mercado de trabalho, mas sem parecer pretencioso.
Seja honesto e não invente nenhuma história mirabolante na tentativa de impressionar seu possível empregador. Não precisa dar detalhes, responda o que for perguntado. Caso o motivo da demissão tenha sido deficiência sua, explique com cuidado, sempre ressaltando que fará o melhor para não errar de novo.
Cuidado com sua rede de relacionamento, não a despreze, pois quem não é visto não é lembrado. Portanto, cultive sua rede de contatos, ligue para conhecidos e diga que está à procura de uma nova colocação. Seja breve e claro quanto aos seu objetivos profissionais.
Não deixe passar nenhuma possibilidade, se aparecer uma vaga temporária segure-a, ela pode se tornar a sua entrada na empresa e ocupar um cargo mais almejado. Caso não fique, servirá como experiência.
É possível que ao ser demitido a empresa lhe dê uma consultoria para recolocação profissional, dependendo do cargo que ocupava, mas também pode ser contratado individualmente para ajuda-lo a identificar seu perfil profissional na hora da contratação.
Por Ruth Galvão
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?