Não está fácil para ninguém arranjar emprego. Já estamos cansados de saber. Aliás, nunca foi fácil arrumar emprego, mas com a crise se intensificando e sem previsão de melhora, o cenário para arranjar boas vagas está cada vez mais complexo e as empresas mais rigorosas para contratação. Por isso, vamos aqui dar algumas dicas que podem te ajudar sobre como aumentar as chances de entrar para o mercado de trabalho, ou voltar para ele.
O primeiro de tudo é você ter foco, definir seu alvo sobre o que você realmente está procurando para sua carreira e quais seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Se você estiver buscando por um dinheiro extra, mas que não necessariamente seja o que você quer fazer para o resto da sua vida, procure trabalhos que não tomem muito do seu tempo e que te permitam conciliar com outras atividades que vão te ajudar a dar um "gás" a mais de disposição. Se por acaso você estiver buscando por algo que seja de fato a sua carreira, saia do comum e não se prenda aos sites de emprego. Vá até as empresas que te interessam e pergunte se precisam de pessoas.
Segundo: atualize sempre seu currículo, principalmente em sites de emprego. Isso ajuda que empregadores consigam visualizar seu currículo e também é ótimo para mostrar que você está buscando uma vaga.
Terceiro: mantenha seus contatos de trabalho atualizados. Muitos empregos bons são conseguidos através de indicações, por isso é sempre importante manter "bons amigos" próximos a você.
Quarto: se prepare para as entrevistas de emprego. Mesmo que ainda não tenham te chamado, tente fazer simulações consigo mesmo sobre como iria agir em entrevistas. Busque o que as empresas mais importantes no mercado costumam fazer em seus processos seletivos.
E por último, busque pelas oportunidades que estão "na sua cara", mas saiba observar as oportunidades que estão "escondidas". As boas vagas não costumam ser anunciadas em vagas de emprego, mas sim através de recrutamentos internos e indicações. Então é preciso correr atrás, se fazer conhecido e estar a frente de outras pessoas para que as pessoas conheçam seu potencial e em primeiro lugar, a sua vontade.
Yamí de Araújo Couto
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?