A busca por emprego é uma ação corriqueira no Brasil nos dias de hoje. Além da forma tradicional de procurar emprego, deslocando-se até as empresas de seu interesse e entregando o currículo, o mundo digital acrescentou opções. Atualmente é possível realizar candidaturas em processos seletivos com intenção de recrutamento de colaboradores através da internet, de sites e plataformas especializadas no assunto, que agrupam vagas do país inteiro, recebendo as inscrições de forma online e direcionando cada etapa de acordo com o procedimento.
Para facilitar a contratação de funcionários capacitados, as empresas passaram a disponibilizar suas oportunidades em agências específicas, seja de forma virtual ou não. Existem espalhados por todas as cidades, Centros de Apoio ao Trabalhador (CAT), SINEs e tantas outras denominações de agências do trabalhador.
No Distrito Federal, em Brasília, não é diferente. São disponibilizados para os cidadãos, postos de atendimento cujo intuito é fazer o casamento dos dados de capacitação fornecidos pelos candidatos com o banco de dados de vagas das empresas.
Para ser atendido de forma eficaz, você deve comparecer a uma das unidades das agências do trabalhador, dispostas por toda o Distrito Federal, devidamente munido com seus documentos de identificação, isto é, RG e CPF. Além disso, você deve ter em mãos o comprovante de residência, a fim de atestar a veracidade do endereço fornecido por você, facilitando a busca por oportunidades de emprego mais próximas e práticas de acordo com a localização de sua moradia. Por último, você deve apresentar a sua carteira de trabalho, pois ela servirá como comprovação de suas experiências profissionais, bem como apontar os cargos e funções de sua competência. Se for de seu interesse, um currículo pode ser utilizado também para fornecer informações.
No atendimento, se alguma vaga te interessar, você será encaminhado para a entrevista, desde que seu perfil preenche os requisitos.
O Distrito Federal conta com 18 unidades de atendimento ao trabalhador, em localidades como a Brazlândia, Ceilândia, Gama, Itapoã, entre outras. Todos os contatos e endereços podem ser consultados através de um único clique no link www.trabalho.df.gov.br/agencias-do-trabalhador/agencias-do-trabalhador.html.
Por Carolina B.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?