No âmbito nacional e internacional, a área de tradução tem crescido bastante. Se você tem domínio da língua portuguesa e é fluente em algum idioma estrangeiro, pode seguir a carreira de tradutor.
A atuação desse profissional se refere tanto à comunicação escrita, quanto oral. O tradutor pode transcrever contratos, documentos, livros, artigos científicos e notícias de um idioma para outro. Ele também pode ser intérprete em conferências e eventos ou realizar a mediação na comunicação entre pessoas que não falam a mesma língua.
Esse profissional pode também trabalhar na área de multimídia, com tradução de textos para dublagem ou legendagem de filmes, jogos, aplicativos, videogames e software. Outra alternativa é ser juramentado, isto é, tradutor público e oficial. Há ainda a possibilidade de assumir uma função em órgãos do Governo, consulados, embaixadas, ONG, veículos de imprensa e empresas multinacionais. Também é possível trabalhar como freelancer ou ter o próprio escritório de tradução.
Essa profissão ainda não é regulamentada no Brasil e, por isso, não é exigido diploma para ser tradutor. Porém, os cursos de nível superior como Letras e Tradução podem facilitar na formação do estudante. Além disso, há cursos de extensão na área tanto presenciais, quanto a distância. Assim, com exemplos e exercícios sendo abordados durante a formação, os alunos conhecem mais a respeito do mercado de trabalho e podem se tornar profissionais tradutores e qualificados.
Há oportunidades para diversos idiomas, entre eles o italiano, espanhol, francês e alemão. Todavia, a maior demanda no mercado é para traduções em inglês.
Como o tradutor trabalha sob demanda, dificilmente receberá um salário fixo. Mas no mercado, o ganho médio é de R$ 2.275. O Sindicato Nacional de Tradutores (SINTRA) divulga todos os anos uma tabela de valores como parâmetro para a cobrança desses serviços.
Confira algumas atividades e os respectivos valores:
O montante pode variar conforme a região do país e por tradutor. Aqueles com mais preparo, vivência internacional e especialistas em um nicho podem faturar mais.
Por Melisse V.
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?