O Técnico em Radiologia tem como função operar e preparar equipamentos de diagnóstico de imagem de Raio-X. Além disso, prepara ambiente e pacientes para realização desse trabalho, que envolve o uso de substâncias químicas, meios de contrastes radiológicos e conhecimento de radioproteção. Por isso, lida com exames do tipo: mamografia, tomografia e ressonância magnética. Seu trabalho é de muita importância, pois é através disso que médicos e veterinários conseguem, muitas vezes, detectar doenças ou traumatismos.
Porém, pode também atuar no setor industrial, em que rastreia tubulações e estruturas metálicas de edifícios e equipamentos, visando à correção de defeitos. Enquanto na indústria farmacêutica, trabalha em conjunto com outras áreas na operação de fontes radioativas, para esterilização de alimentos e medicamentos.
Para atuar como Técnico em Radiologia, há duas opções de qualificação: curso técnico e graduação tecnológica (nível superior). O primeiro pode ser feito de maneira mais rápida, ou seja, com uma média de dois anos. Seu objetivo é a formação mais voltada para realização mais prática do trabalho. Já o segundo, é um pouco mais aprofundado e possui disciplinas relacionadas à gestão na área. Sua duração é de aproximadamente três anos e meio. Para sua conclusão, é necessário fazer estágio e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Após isso, o profissional poderá fazer, inclusive, cursos de pós-graduação.
Para atuar como Técnico de Radiologia é importante gostar de aspectos ligados à Medicina, Biologia e Química, pois lidará tanto no momento de qualificação quanto no dia a dia de trabalho com essas áreas de maneira direta ou indireta.
Com os avanços no campo da Medicina, há grande demanda por Técnicos em Radiologia, especialmente em setores ligados à saúde. Por esse motivo, podem atuar em:
· Hospitais.
· Laboratórios e ambulatórios.
· Clínicas de Radiologia, odontologia ou diagnóstico de imagens para diversos setores.
· Centros de pesquisa.
· Universidades.
· Órgãos fiscalizadores e de perícia.
· Indústrias farmacêuticas, alimentícias ou de equipamentos de radiologia.
O profissional pode trabalhar como contratado em empresas privadas ou até mesmo como concursado em órgãos públicos. Sua média salarial é bastante variável, indo desde R$1.230 (inicial/júnior) até R$3.100 (ampla experiência).
Vale lembrar que, muitas vezes, o cargo pode ser bastante repetitivo, e deve-se ter cuidados redobrados, devido ao contato constante com radiação. Por essa razão, o profissional da área deve trabalhar até no máximo 24 horas semanais.
Pretende atuar com Técnico em Radiologia? Diga nos comentários!
Por Camilla Silva
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?