Nem todas as pessoas lidam bem quando a situação é comunicar-se com o público. Várias sensações vêm à tona, como vergonha, timidez, insegurança, mas acontece que em algumas situações saber sair-se de uma forma positiva dessa situação, vale muito. No ambiente corporativo ou na participação de aulas, é imprescindível que você saiba como se colocar diante de um número relevante de pessoas, sem cometer nenhuma grande gafe ou molhar todo o colarinho de suor.
É claro que para os menos habituados ou não afeiçoados, pode ser uma tarefa árdua, assustadora e até mesmo dramática. Por isso preparamos uma lista com dicas para lidar melhor com o falar em público, sem que o medo te afete negativamente. Veja a seguir algumas dicas de como eliminar o medo de falar em público:
Um grande desafio para quem tem medo de falar em público é desvencilhar-se da constante sensação de estar sendo julgado. Lembre-se que as pessoas estão ali ouvindo o que você diz e que, se você está a vontade, não há motivo para se preocupar com a sua aparência. Relevante é o seu discurso e, se alguém repara em algo estético de forma pejorativa, certamente a pessoa mal vista do ambiente não é você.
Nós humanos temos o hábito de sentir uma dor de forma isolada, como se nós estivéssemos passando por aquele problema no planeta. Muitas pessoas tem medo de falar em público e você pode se sentir à vontade para trabalhar isso em você, inclusive conversando com outras pessoas e vendo como elas lidam com isso. Não é nenhum pecado sentir isso, muito menos cometer algumas gafes por conta do medo, nas primeiras tentativas de desenvolvimento da oralidade.
Se você sabe que vai precisar passar por essa situação, dando um discurso ou uma aula, por exemplo, além de dominar o conteúdo e estar seguro do que vai dizer, é importante que você esteja fisicamente pronto para realizar o ato. Evite comer ou beber coisas que te deixem ansioso ou nervoso, procure vestir-se de forma confortável e manter-se descansado, para que fatores como os decorrentes da má administração desses itens não te prejudiquem.
Por Carolina B.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?