Uma das profissões mais conhecidas por praticamente todas as pessoas é a de Recepcionista. Esse profissional é o funcionário que tem um convívio com diversas pessoas ao longo do expediente de trabalho e essa interação deve ser a melhor possível, além de ser a primeira pessoa a receber o cliente.
A função da recepcionista, além de receber o cliente com um sorriso no rosto, é de atender telefonemas diversos, saber lidar com diversas pessoas ao mesmo tempo e encaminhar os visitantes ou clientes para o setor responsável na empresa. A recepcionista deve ter uma postura de trabalho bastante responsável, pois além de ser o primeiro contato do cliente com a empresa, se esse profissional não exercer suas funções com presteza e cordialidade, a imagem da empresa poderá ficar manchada para sempre.
Um ambiente de trabalho organizado pode ajudar a recepcionista a desenvolver suas atividades de forma mais produtiva, gerando um tempo de espera menor por parte do cliente, que geralmente tem pressa em ser atendido. O mercado de trabalho para a recepcionista é muito amplo e pode variar entre clínicas, hospitais, empresas de vários segmentos, hotéis, escritórios e lojas comerciais em geral. Qualquer empresa, dependendo do porte, vai precisar em um determinado momento, de uma recepcionista, até mesmo para que os clientes sejam direcionados ao setor que desejam, otimizando o tempo do mesmo.
A formação acadêmica para exercer a função de recepcionista, na maioria das vezes, é o ensino médio completo. Algumas empresas exigem que esse profissional esteja cursando curso superior na área de atuação, para um melhor desempenho no trabalho. Mas algumas qualidades como organização, flexibilidade, sociabilidade, educação, boa comunicação e aparência, são muito mais importantes do que o grau de escolaridade, no geral.
A média salarial para a recepcionista pode variar de acordo com o porte da empresa e da experiência da mesma, mas fica em torno de R$ 1.250,00 até R$ 1.615,00 mais benefícios trabalhistas.
Por mais antiga que seja, a profissão de recepcionista jamais vai ser extinta, pois além de ser extremamente necessária, pode agilizar o lado do cliente e dependendo da forma que foi esse primeiro contato, a certeza de que o cliente vai retornar, é garantida.
Por Rodrigo Souza de Jesus
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?