Uma das profissões mais requisitadas e importantes hoje em dia é a de projetista, ou do desenhista projetista, como também é conhecida.
A função desse profissional é a criação e elaboração dos mais variados projetos arquitetônicos e na área de criação de produtos diversos. Além da responsabilidade de criar e colocar o projeto na prancheta ou no computador para discussão ou aprovação, o projetista atua no trabalho em equipe com diversos profissionais, como engenheiros, arquitetos, fisioterapeutas que desenvolvem algum tipo específico de produtos ou móveis.
A ideia da profissão de desenhista projetista é de transformar uma simples ideia do seu cliente em um desenho com o máximo de detalhes possíveis e que pode ser feito da melhor maneira. O projetista pode, além de colocar no papel em forma de desenho, o desejo do cliente, participar na prática, do desenvolvimento da tarefa realizar a vontade do cliente no que ele precisa.
O projetista pode dar sugestões sobre como utilizar melhor o espaço ou determinado objeto de maneira racional, pois quanto maior a sua experiência, melhor para o cliente.
O mercado de trabalho para o desenhista projetista é muito amplo e pode ser em escritórios de arquitetura, design de interiores, empresas de decoração, indústrias, empresas de engenharia ou que desenvolvem marcas e produtos para vendas. O profissional pode exercer suas atividades de forma autônoma, ou seja, prestando serviço para vários clientes ou empresas ao mesmo tempo.
A formação acadêmica exigida para se trabalhar como projetista vai depender da empresa em que se trabalha, mas no geral é a formação técnica em desenhos e projetos ou graduação em algum curso relacionado a área como engenharia e afins. A maioria das empresas procuram profissionais com maior bagagem curricular do que outros com boa graduação, mas sem experiência profissional. Não que a teoria não seja importante e o ideal é que ela seja aliada a uma boa prática da profissão.
A média salarial do projetista é bastante ampla e pode variar de acordo com a forma de trabalho. Profissionais que atuam de forma autônoma podem ganhar um pouco mais, dependendo da demanda de serviço no mês e os ganhos giram em torno de R$ 3.200,00. Para quem trabalha com carteira assinada, o salário médio é de R$ 2.500,00, mais benefícios trabalhistas.
Por Rodrigo Souza de Jesus
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?