Gosta de tecnologia, desenvolvimento de projetos e computação? Então, talvez a profissão de programador seja muito indicada para você! Essa é uma carreira com alto potencial de inserção no mercado de trabalho e uma das mais buscadas por empresas do mundo inteiro. Confira as principais características da função e como se tornar um programador!
É responsável por seguir especificações para o desenvolvimento de softwares de forma completa ou não. Nesse sentido, escreve códigos que darão origem a plataformas, sites, aplicativos, jogos, ferramentas variadas, entre outros. Para garantir o melhor funcionamento desses sistemas, realiza testes, manutenção e eventuais correções. Assim, pode trabalhar tanto de forma individual como em equipes.
Permite atuação em diversos setores. Por isso, é possível trabalhar nas seguintes funções:
· Programação desktop.
· Programação web.
· Programação mobile.
· Programação de jogos.
· Database Administration (DBA) ou Administração de Banco de Dados.
O programador, geralmente, especializa-se em uma ou mais dessas áreas e em tecnologias específicas. Além disso, dependendo da empresa que o contratar, pode trabalhar com profissionais de outros setores para o desenvolvimento de projetos.
Para atuar na função de programador, nem sempre é necessário ter diploma. Por isso, muitos profissionais são autodidatas ou fazem cursos específicos para aprender a programar. Porém, quem deseja uma formação completa, pode realizar algum curso técnico voltado para uma das áreas citadas acima. Também é possível fazer um curso superior que aborde o tema, como nestes casos: Ciências da Computação, Sistemas de Informação ou Análise de Sistemas.
Pode trabalhar em empresas de quase todos os segmentos e portes. Mas existem algumas que costumam contratar mais esse tipo profissional, como nestes ramos: Publicidade, Comunicação, Telecomunicações, Tecnologia em geral, Educação, Bancário, Financeiro, Marketing, Administração, Engenharia, entre outros.
O mercado de trabalho é promissor, pois é um dos que mais contrata no mundo inteiro. Também oferece grandes possibilidades para manutenção e desenvolvimento de carreira. Isso ocorre porque muitos negócios e pesquisas precisam de um programador, para garantir avanços e pesquisas em soluções tecnológicas.
Hoje, a sua média salarial é de aproximadamente R$2.500, podendo chegar a mais de R$7.000. Esses valores podem variar muito de acordo com a área de atuação e experiência do profissional.
Ter fluência em inglês é uma das habilidades mais requisitadas em diversas vagas de emprego do ramo. Também é muito importante se manter atualizado em relação a tendências e mudanças tecnológicas. Por fim, um portfólio com trabalhos realizados é quase que obrigatório para conseguir emprego ou prestar serviços.
Quer trabalhar com programação? Qual especialidade pretende seguir?
Por Camilla Silva
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?