Uma das profissões que está bastante em alta e que o mercado de trabalho está com uma certa carência, é a de Podólogo. Esse profissional tem a função de estudar e tratar os nossos pés na intenção da prevenção das famosas lesões nos mesmos, além de aconselhamento de pacientes sobre os diversos cuidados que devem ter com os pés, como o tipo de calçado a ser usado, o modo de cortar as unhas e quais os medicamentos ou cremes que podem ser usados.
As enfermidades mais tratadas pelos podólogos são as joanetes, feridas, calos, verrugas, unha encravada, micose, pele seca, mau cheiro, entre outras.
A formação acadêmica exigida para se trabalhar como podólogo, na maioria dos casos, é o ensino médio completo, mas a experiência profissional é bem mais levada em conta do que o nível de escolaridade. Recomenda-se que o podólogo tenha conhecimentos em fisiologia, anatomia, patologia, microbiologia e imunologia. Para isso é necessário que o profissional se especialize em pelo menos, em três dessas áreas, para que seu leque de opções de trabalho seja um pouco maior, pois cada cliente tem um tipo de problema.
A podologia é subdividida em outras cinco áreas que são: Podopediatria, que cuida dos pés das crianças; Podogeriatria, que cuida dos pés do idosos; Pé de risco, que cuida dos pés dos diabéticos, Podologia Desportiva, que cuida dos pés dos atletas e a Podologia Laboral, que cuida dos pés dos trabalhadores.
O mercado de trabalho para o podólogo é muito amplo e pode variar entre hospitais, clínicas de estética, hotéis, entre outros. Muitos profissionais preferem trabalhar de forma autônoma, pois além de ser mais rentável, o podólogo não fica restrito a somente um lugar e seu leque de opções e de ganhos podem ser maiores.
O salário do podólogo é muito variável e depende muito da demanda de serviço no mês, caso ele trabalhe por conta própria. Caso o podólogo seja funcionário registrado de alguma empresa, dependendo de seu porte, a média salarial fica em torno de R$ 2.300,00 mensais.
Ainda é importante ressaltar que o pedicure não tem nada a ver com o podólogo, pois o primeiro trata da estética e embelezamento dos pés e o segundo cuida da saúde geral dos mesmos.
Por Rodrigo Souza de Jesus
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?