Uma das profissões que mais crescem no mercado hoje em dia, segundo uma recente pesquisa feita no final do ano passado, é a de Paisagista.
Como as áreas verdes estão diminuindo gradativamente, graças ao desenvolvimento urbano, a função de paisagista torna-se muito necessária, pois esse profissional trabalha com os espaços verdes dentro dos grandes centros urbanos como forma de adequar as pessoas ao meio ambiente.
O paisagista, além de fazer toda a elaboração de locais verdes, deve fazer uma adequação precisa quanto às cores da iluminação, da área útil para desenvolver suas atividades com o máximo de criatividade e talento.
Não existe uma formação acadêmica exigida para se atuar como paisagista no Brasil, mas geralmente quando as empresas contratam, a exigência escolar é o ensino médio completo, muito embora existam cursos superiores na área. A experiência e a criatividade na profissão são levadas muito mais em conta do que o nível escolar, na maioria dos casos, ou seja, quanto maior for a experiência do paisagista, maiores são as chances de se dar bem na profissão. Recomenda-se que o paisagista tenha um portfólio de todos os seus trabalhos anteriores para mostrar os seus futuros clientes que pretendem contratar os seus serviços.
O mercado de trabalho para o paisagista é bastante amplo e pode ser tanto pessoa física que queira fazer alguma adequação em seu jardim ou residência ou alguma empresa do ramo. Muitos paisagistas preferem trabalhar como profissionais autônomos, pois além de ser mais rentável, o profissional não fica restrito a somente um único lugar, obedecendo regras e normas. Empresas de decoração e jardinagem também absorvem esses profissionais.
A média salarial do paisagista é muito variada, pois depende de uma série de fatores como o tipo de trabalho que vai ser executado e quanto tempo vai demorar para fazê-lo ou até mesmo do local em que será feito o serviço, além da dificuldade de execução do mesmo. Caso o paisagista for funcionário de alguma empresa, o salário médio gira em torno de R$ 2.200,00 mensais mais benefícios trabalhistas. Por incrível que pareça, o paisagista ainda é um profissional bastante requisitado no mercado de trabalho.
Por Rodrigo Souza de Jesus
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?