Quase todas as pessoas têm algum conhecido na família ou alguém mais próximo que já trabalhou de office-boy. Essa profissão, por mais antiga que seja, é indispensável em um ambiente de prestação de serviços de qualquer natureza e por incrível que pareça, ainda está bastante em alta no mercado.
O office-boy é o profissional responsável por várias funções como entrega de documentos em diversas localidades fora da empresa ou do escritório, pagamento de contas na rede bancária, visita a clientes, entre outras. Todo o serviço externo ou de logística da empresa é função do office-boy que, apesar da palavra ser masculina, existem muitas mulheres que trabalham dessa forma, seja por opção ou por necessidade.
O mercado de trabalho para esse profissional é bastante variado, podendo ser em escritórios e empresas dos mais variados segmentos ou até mesmo lojas e comércios em geral. O office-boy precisa ter muita agilidade para resolver tudo dentro do horário e muita paciência com as enormes filas nos bancos e o caos no trânsito das grandes cidades.
A média salarial desse profissional é baixa, se comparada a outras profissões e o salário do office-boy gira em torno de R$ 945,00, podendo chegar em alguns casos a R$ 1.100,00, dependendo do porte da empresa e da experiência anterior. Muitas pessoas estão fazendo da profissão uma opção de primeiro emprego, já que muitas empresas não exigem experiência anterior e por ter um mercado de trabalho bem amplo.
A formação acadêmica para o cargo de office-boy é o ensino médio completo, muito embora algumas empresas exijam apenas o ensino fundamental. O Office-boy deve ter em mente que, dependendo da empresa em que se trabalha e do volume de serviço, a rotina diária pode ser extremamente estressante, pois a carga horária é de 44 horas semanais, na maioria dos casos.
Apesar da profissão ser desvalorizada, o cargo de office-boy ainda é bastante disputado, principalmente entre jovens entre 16 e 20 anos que nunca trabalharam, pois pode servir de trampolim para um cargo futuro ou uma promoção no trabalho, dependendo do seu comprometimento com o serviço.
Por Rodrigo Souza de Jesus
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?