O jornalista trabalha com o objetivo de divulgar informações através de veículos de comunicação diversos. É uma profissão indicada para pessoas que tenham facilidade em se expressar e gostem de ler, escrever e pesquisar. Além disso, ter senso crítico e saber utilizar editores de imagens e textos são aspectos necessários para atuar no setor.
O jornalista pode atuar nas seguintes funções:
· Reportagem – pesquisa fatos e redige informações noticiosas.
· Editoração ‒ define textos finais, imagens, layouts e recursos audiovisuais, de acordo com o veículo que trabalha (TV, rádio, impresso e digital).
· Gestão de conteúdos digitais ‒ administra, implanta estratégias e desenvolve conteúdos para internet.
· Fotojornalismo ‒ fotografa acontecimentos, pessoas e cenas para veículos digitais e impressos.
· Comunicação empresarial ‒ gerencia informações de empresas, repassando-as para funcionários, público externo e imprensa.
A profissão exige uma série de condutas importantes. Elas referem-se a uma postura ética, responsabilidade e compromisso com a verdade. Por isso, a checagem de fontes, para comprovação de fatos é essencial para manter a qualidade e credibilidade de suas atividades.
Nos últimos anos, o mercado de trabalho de jornalismo tem sido visto com certa desconfiança. Isso porque vários veículos tradicionais reduziram o quadro de funcionários. O motivo seria a ascensão da internet e mídias sociais. Por outro lado, essas abrem outras oportunidades de atuação em blogs e sites especializados. Então, atualmente é necessário que o profissional da área seja capaz de lidar com as características e estratégias do meio digital.
De acordo com o Catho, a média salarial do jornalista no Brasil é de, aproximadamente, R$2.040. Mas vale ressaltar que muitos comunicadores prestam serviços como freelancers ou consultores, o que pode trazer certa variabilidade desse valor.
Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que não é necessário ter diploma de Ensino Superior para exercer a função. No entanto, em anúncios de vagas de emprego, a formação acadêmica em Comunicação Social – Jornalismo é vista como necessária. Dificilmente uma empresa ou veículo contrata alguém que não a tenha, salvo em casos que o candidato tenha sólida experiência e referência na área.
Dessa forma, quem deseja ser jornalista deve sempre buscar atender a tais demandas, por meio de uma graduação e cursos específicos. Construir um bom portfólio ainda no início de carreira também é essencial para se garantir no segmento.
Por Camilla Silva
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?