O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. Para isso ele faz uso de estratégias para a intervenção educativa. Ele atua na inclusão social, nas inadaptações sociais assim como no favorecimento de autonomias e promoção do bem-estar social.
Salários:
Esse profissional, de acordo com sua formação, assim como a região onde irá atuar pode receber salários entre R$1.200 e R$1.800.
Formação e Atuação:
É importante destacar que o educador social também atual na contribuição do desenvolvimento da comunidade. Ele atende também aqueles grupos sociais que são classificados como grupos sociais que apresentam vivência de risco.
O educador social pode desempenhar funções educativas, de mediação, intervenção, desempenho de projetos, desenvolvimento local, gestão, animação, orientação, informativa e reeducativas.
Competências:
Durante sua formação o educador social desenvolve diversas competências (saber fazer, estar e ser) dentre as quais estão as seguintes:
– Construção de projetos educativos, coletivos e individuais
– Desenvolvimento e participação
– Integração para o bem-estar
– Apoio, orientação de atividades culturais, recreações e afins
– Atuação de apoio a natureza individualizada ou coletiva identificando problemas específicos de cada grupo
– Trabalho com equipes pluridisciplinares tais como médicos, psicólogos, professores, tribunais, assistentes sociais entre outros
O educador social trabalha considerando a realidade concreta atuando em determinados contextos a exemplo dos de:
– Instituições próprias de serviços sociais
– Serviços em instituições privadas e públicas, estabelecimentos profissionais, hospitais, empresas, centros infantis, centros cívicos e escolas
Para que sua atuação no contexto geral seja efetiva e eficiente esse profissional faz uso de intervenção ativa com aspectos fundamentados em:
– Conhecimento e análise de necessidades bem como de problemas sociais
– Identificação das possíveis necessidades que precisam de intervenção educativa
– Análise de diagnósticos de situações que precisam ser trabalhadas
– Avaliações contínuas com o objetivo de fazer as adaptações necessárias no caso do surgimento de novas situações.
O educador social por ser um profissional da área de educação social precisa saber traduzir as questões que envolvem os objetivos educativos, as incumbências e também sobre os recursos institucionais que estarão a sua disposição para atuar no conjunto social.
A finalidade do educador social (educação social) é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social.
Por Denisson Soares
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?