A reunião faz parte da rotina de empreendimentos que vão desde startups a grandes companhias. Afinal, através dela que definem estratégias, analisam resultados e fazem mudanças necessárias. Mas o problema disso é que, muitas vezes, esses encontros são demorados e nada objetivos. Deseja mudar isso? Então veja a seguir 5 dicas de como tornar suas reuniões muito mais produtivas!
Antes de iniciar qualquer reunião, faça um planejamento para definir metas, justificativas, regras e assuntos importantes. Dessa forma, será possível evitar discussões que não tenham nada a ver com aquilo que precisa ser tratado e resolvido. Será também uma maneira de escolher quem deve ou não fazer parte do encontro.
Algumas empresas necessitam de várias reuniões com colaboradores e pessoas externas. Nesse sentido, é importante informar a esses participantes previamente sobre horários, regras e conteúdo. Assim, será possível evitar que esses encontros atrapalhem outros compromissos ou atividades importantes.
Determinar o horário de início e fim da reunião pode ser uma forma de impedir que ela se prolongue mais do que o necessário. Cronometrar o tempo para exposição de cada assunto também é muito importante. A partir disso, cada um dos seus membros irá se organizar para fazer tudo conforme o especificado.
Escolher um líder e poucas pessoas para exposição de temas a serem discutidos é outra forma de tornar uma reunião mais produtiva. Nesse sentido, o primeiro ficará responsável pelo seu início, abertura, condução de discussões e finalização. Enquanto os apresentadores poderão ficar incumbidos de tratar de assuntos específicos.
Ao final da reunião, é interessante haver um tempo para que possíveis dúvidas sejam sanadas. Depois, o líder pode sintetizar tudo o que foi tratado e acordado. Depois, é interessante que ele envie essas informações por e-mail. Com isso, todos ficarão cientes do que foi discutido.
Com essas dicas, reuniões podem ser mais produtivas, porque serão conduzidas de forma mais objetiva e direta. Então, todos terão mais espaço para se dedicar a outras atividades também importantes. Afinal, o tempo é um item necessário para empresas que desejam acelerar seus resultados.
Gostou dessas dicas? Conhece outras formas de melhorar a produtividade de reuniões?
Por Camilla Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?