Uma das profissões mais importantes e que sempre está presente em qualquer emissora de TV é a do editor de imagens. É praticamente impossível fazer um telejornal, novela, ou qualquer outro programa televisivo sem a presença do editor de imagens, pois é ele quem realiza todo o processo de edição, recorte e tratamento de imagens que vão ao ar, além da participação de propagandas da emissora, vinhetas, documentários e filmes diversos.
O profissional deve ser uma pessoa muito atenta em relação ao tratamento das imagens, pois qualquer erro de corte da entrevista de um telejornal, por exemplo, pode complicar o trabalho de todos e passar uma imagem ruim para o telespectador.
A formação acadêmica do editor de imagens geralmente é nível médio completo com curso de especialização em edição de imagens ministrados por alguma escola profissionalizante, mas existem alguns casos em que a emissora exige curso superior em qualquer área ligada à comunicação, como jornalismo ou publicidade e propaganda. A exigência de escolaridade vai depender muito do local onde se trabalha, pois há casos em que a experiência é muito mais importante do que a escolaridade, dependendo das tarefas a serem realizadas.
A carga horária de trabalho desse profissional é de 6 horas diárias, mas em compensação corre o risco de se trabalhar aos finais de semana, dependendo da emissora ou do porte da empresa contratante dos serviços.
O mercado de trabalho de trabalho para o editor de imagens, em sua maioria, é em emissoras de TV, produtoras de vídeo ou agências de publicidade. Além de ser uma profissão extremamente necessária em qualquer ambiente em que são produzidos vídeos diversos, um bom equipamento de trabalho é de suma importância para esse profissional. Quantos mais recursos o editor de imagens tiver para usar, melhor o resultado de seu trabalho.
A média salarial do editor de imagens, dependendo da empresa em que se trabalha e da experiência anterior gira em torno de R$ 1.745,00 mais benefícios trabalhistas. Vale lembrar que é necessária, na maioria das vezes, a realização do curso de edição de imagens em uma escola credenciada.
Por Rodrigo Souza de Jesus
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?