Se perguntarem na rua de onde surgiu e o que se refere a profissão “Designer”, as mais variadas respostas poderão ser dadas: “Alguém que faz marketing”, “alguém que faz banners”, “Alguém que faz as propagandas que estamos habituados a ver nas ruas, outdoors e televisão”.
Nenhuma alternativa está devidamente errada, pois os Designers possuem uma profissão de funções vastas, amplas e possuem contato com os mais variados segmentos de criação e publicidade. Porém, vamos compreender o que de verdade fazem e são os Designers.
O termo "design" está relacionado a “planificar, simular, esquematizar”. O design está muito mais ligado ao simbolismo, ou seja, entender a “alma de um negócio” para então “significar” através de um signo, símbolo e imagem o que esse negócio representa. Essa prática se tornou comum nos períodos de Iluminismo e Revolução Industrial, onde foi necessário entender que “desenhar”, ato de tornar sólida uma figura, pensamento e ideia, era diferente do design, que era projetar e entender o espírito daquilo que estava sendo tratado.
Hoje, os Designers possuem a função de dar continuidade ao entendimento dessas perspectivas, mas ampliando suas áreas de atuação, principalmente na área de tecnologia.
Para se tornar um designer, você precisará de criatividade e interesse comum para aprender sobre ferramentas de criação. Instituições como ESPM (www2.espm.br/cursos/espm-rio/design) e SENAC (www.rj.senac.br/cursos/design-e-games/graduacao-tecnologica-em-design-grafico), oferecem cursos de graduação presencial. Os requisitos são a conclusão do Ensino Médio e estar com as obrigações legais cumpridas com a justiça eleitoral. Além disso, há os cursos grátis de formação básica online em Web Design, Design Gráfico, 3D e Games, que podem ser encontrados pelos sites da IPED (www.iped.com.br/cursos-gratis) e Universia (noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/01/09/1073896/9-cursos-online-gratuitos-design-grafico-confira.html).
A renda salarial de um designer pode girar em torno de R$1.500,00 para os mais iniciantes. O mercado de trabalho oferece as mais variadas opções, como agências de publicidade, agências de arte e empresas multinacionais que trabalham constantemente com propaganda e publicidade.
A formação de um designer costuma levar em torno de 2 anos, para cursos de graduação tecnológica, e 4 anos para cursos de bacharelado. Os cursos de extensão podem atingir áreas como: moda, publicidade, artes, entretenimento, administração, gestão, Web e os mais variados ramos possíveis.
Se interessou? Saiba mais dos cursos nos sites citados acima.
Por Yamí de Araújo Couto
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?