Decorador – Mercado de Trabalho, Média Salarial, Atribuições

O decorador realiza mudanças estéticas em ambientes. Confira as informações sobre essa profissão.

O decorador é o profissional que se encarrega de realizar mudanças estéticas em ambientes residenciais, comerciais ou de eventos. Dessa forma, usa acessórios, móveis e cores que possam compor esses locais, de maneira a refletir o gosto do cliente de maneira equilibrada. Por isso, quem deseja seguir essa carreira deve ser ligado em relação a tendências e estilos de decoração. Veja a seguir mais detalhes sobre a área!

O que é preciso para ser um decorador?

Para ser um decorador, não é obrigatório ter um diploma de Ensino Superior. Mas isso pode ser um diferencial durante a candidatura a uma vaga ou projeto. Sendo assim, o profissional da área tem as seguintes opções de ensino:

· Bacharelado em Decoração e Design de Interiores. Duração média de 4 anos.

· Técnico em Decoração de Ambientes. Duração média de 2 anos.

· Superior de Tecnologia em Design de Interiores. Duração média de 2 anos.

Vale informar que quem busca uma atuação mais ampla deve ter a formação em Design de Interiores (bacharelado ou tecnólogo), pois esse profissional recebe capacitação para atuar também como decorador. Assim, as possibilidades de trabalho também são maiores.

Qual a média salarial na área?

De acordo com o Site Nacional de Empregos (Sine), o salário médio de um decorador pode variar entre o valor mínimo de R$1.543,00 (trainee) e o máximo de R$3.886,00 (master). Porém, o profissional também pode trabalhar de forma independente, como um prestador de serviços para empresas ou residências. Assim, tem sua própria tabela de preços para cada tipo de projeto.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho na área teve muita demanda nos últimos anos, devido ao crescimento do setor de construção civil. Nesse caso, profissionais estão sendo contratados para decorar apartamentos e casas que servem de amostra para possíveis compradores. Por outro lado, decoradores também têm atuado em lojas de artigos para casas e escritórios. Nesse caso, desenvolvem projetos para ambientes específicos em períodos alternados. Por outro lado, escrever sobre decoração em um blog ou site também é uma atividade muito em evidência atualmente.

Então, a profissão de decorador é muito indicada para pessoas que gostam de tendências em moda e decoração. Por isso, estão sempre realizando pesquisas e fazendo leituras sobre esse universo. Além disso, é importante que sejam comunicativas, criativas, tenham bom gosto e desejam encantar seus clientes com ambientes bonitos, aconchegantes e agradáveis.

Gostou da área? Pretende trabalhar como decorador?

Por Camilla Silva

Outras Profissões:

Contador

Farmacêutico

Engenheiro de Produção

Analista de TI

Gerente de RH

Advogado

Arquiteto

Biomédico

Acupunturista

Almoxarife

Analista Comercial

Agente de Viagens

Aspirante da Aeronáutica

Assessor de Imprensa

Assistente Social

Aspirante a Oficial do Exército

Auxiliar ou Assistente Administrativo

Agrônomo

Auditor

Bibliotecário

Biólogo

Blogueiro

Bombeiro

Barista

Ator

Chefe de Cozinha

Comunicador Social

Corretor de Imóveis

Corretor de Seguros

Cumim

Cuidador de Idosos

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies