Participar do Corpo de Bombeiros é um dos feitos mais bem vistos e encorajados da sociedade.
Além de exigir bravura, a profissão pede um excelente treinamento, pois as situações no dia a dia de um bombeiro são sempre momentos de muita tensão. Pode-se dizer que apagar incêndios e atender emergências são, no mínimo, tarefas árduas e difíceis. Essa linda profissão sempre acompanha motivos verdadeiramente genuínos por parte dos que a escolhem, sendo este motivo hora passional, hora altruísta.
É importante lembrar que, para quem deseja aderir a essa carreira, é necessário – além da comum vontade de ajudar o próximo que geralmente encoraja os jovens no momento de escolher essa profissão – que o candidato tenha muita dedicação, pois não é nada fácil se aplicar em uma profissão que exige tanto de alguém, tanto fisicamente quanto emocional e psicologicamente.
Em território nacional, os bombeiros são militares, portanto, caso você deseje ingressar nessa carreira, primeiramente, deve pensar que ingressará em uma carreira militar. Isso remete a planos de carreira muito bem definidos em postos, alto respeito à hierarquia, além de sujeição às legislações vigentes a respeito de militares. Os bombeiros são militares estaduais, portanto, as condições de contratação, tais como benefícios e salários, podem variar de estado para estado.
A seleção para fazer parte do corpo de bombeiros de seu estado, estará sujeita e ligada diretamente à necessidade que o estado tem de tal serviço, portanto, conforme a disponibilidade do seu estado (ou do estado onde deseja fazer ingresso na carreira militar), serão abertos editais para concursos públicos. Além da disponibilidade e necessidade do estado, os concursos aplicados terão também a influência do mesmo, uma vez que o nível de dificuldade, pré-requisitos e instituição organizadora também ficam a cargo dele, porém algumas etapas precisam ser comuns: prova teórica para fim de exame intelectual, exames de saúde, físico, psicotécnico e, por último, a investigação social.
Passadas essas etapas, se aprovado, o candidato é encaminhado para o curso de formação, que aborda tanto as formações das praças, referente a todas as funções de cunho operacional, quanto a formação de oficiais, que habilita os candidatos aprovados para exercerem cargos de hierarquia mais alta, sendo essa formação mais visada por questões de remuneração mais atrativa.
O salário de um bombeiro, inicialmente, varia entre R$1.600,00 e R$2.300,00.
Por Carolina De Marco Brandenbergher
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?