Nos dias de hoje, é difícil encontrar alguém que não conhece um blogueiro ou blog famoso. Mas para quem não sabe, ter um blog é a mesma coisa que ter um espaço na internet e nele poder compartilhar opiniões e dicas de livros, filmes, moda, música, cinema, estudo, trabalho, informações do cotidiano e não apenas situações do senso comum, como também emitir críticas a cerca dos acontecimentos que rodeiam o mundo. Enfim, num blog pode ser escrito inúmeros temas e quem disserta a respeito de cada um deles, ganhou tanto o reconhecimento quanto o nome para a profissão: blogueiro. Abaixo, haverá mais informações sobre o novo ofício de cerca de 12 milhões de brasileiros, que fazem do país o número dois no ranking de blogs no mundo.
Os blogs surgiram principalmente porque os jornais bem como revistas são sempre limitados demais, faltando espaço para aumentar o número de escritores e colunistas. Contudo, com a ascensão do capitalismo o blog tornou-se uma ferramenta poderosa para expandir a indústria cultural. Isto é, o blog pode não gerar uma fonte de renda diretamente, mas acontece que blogs famosos e muito lidos podem sim ganhar muito dinheiro. Tudo acontece em blogs específicos, a maioria deles é destinado principalmente a meninas adolescentes, tomando como exemplo esse ponto, lojas que podem oferecer produtos de interesse para essa faixa etária acabam fazendo um contrato com esses blogs. Nesse sentido, o escritor(a) quando publica sobre determinada moda, usa como referência a roupa que é vendida em tal loja. Dessa forma, a publicidade ganha destaque e assim tanto a loja quanto o blogueiro ganham.
Não existe regras de aptidão para ser um blogueiro, pois algumas coisas são apenas óbvias. Isto é, sabe-se que é preciso ter uma boa ortografia, além da facilidade de se comunicar com cada público-alvo. Somado a esses fatores, é preciso sempre ter fontes limpas, compromisso com a verdade deve ser sempre a regra de todo blogueiro que pretende fazer sucesso, isso porque se cair em descrédito nenhuma empresa vai querer anunciar e fazer propagandas. Dispensa dizer que deve ter criatividade, pois muitas pessoas acabam ficando muito tempo sem publicar nada e assim os leitores perdem a paciência de estar atualizando a página e nunca encontrar nada novo. E, por último, saber lidar com os comentários, pois sempre haverá críticas construtivas e negativas mas não se pode deixar abater.
Por Sirlene Montes
Outras Profissões:
Aspirante a Oficial do Exército
Auxiliar ou Assistente Administrativo
Bibliotecário
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?