O Agente de Viagens é sempre visto como uma pessoa que trabalha em agência, oferecendo atendimento e serviços aos clientes. Ele é então muito importante no momento de ajudá-los a escolher os melhores roteiros, preços e opções de viagens. Por isso, é um profissional que precisa de diversas habilidades para lidar com o público diariamente.
Quer saber mais sobre essa função? Então veja seguir mais detalhes sobre ela!
O que faz um Agente de Turismo?
Muito além de vender serviços no ramo de Turismo, o agente de viagem oferece ao cliente as melhores opções de pacotes, de acordo com altas e baixas temporadas. Além disso, indica melhores hotéis e companhias aéreas. Por causa dessas sugestões, deve ter conhecimento geográfico bem amplo. Em caso de imprevistos, como cancelamentos, ele é responsável por fazer trocas de passagens, por exemplo.
Assim, o profissional pode atuar dentro de uma agência ou de forma independente, como um consultor. Quando trabalha dessa maneira, deve ter certa experiência em viagens, com companhias aéreas e hospedando-se em hotéis e pousadas. Assim, é capaz de indicar aos clientes as melhores alternativas, de acordo com as necessidades de cada um deles.
Muitas vezes quando o agente de viagens independente é um pouco mais conhecido, recebe convites para se hospedar em hotéis e pousadas. A partir da sua experiência nesses locais, ele pode sugeri-los aos clientes. Existem casos em que também indica opções de passeios e lazer, como restaurantes e pontos turísticos.
Formação acadêmica:
Para trabalhar nessa função, geralmente é necessário ter feito graduação em Hotelaria e Turismo ou curso técnico na área, mas não é obrigatório. Em alguns casos, também é exigido conhecimento em alguma língua estrangeira, principalmente inglês ou espanhol.
Dessa forma, repertório cultural, habilidade em vendas e em lidar com pessoas são qualidades essenciais para o agente de turismo.
Média salarial:
O salário do agente de viagens varia de R$1.130 a R$2.846. Esses valores podem estar ligados ao porte de uma agência de viagens e nível de experiência do profissional (júnior, pleno ou sênior).
Assim, esse profissional é muito importante para quem deseja fazer uma viagem com segurança e bem planejada. Afinal, ele será responsável por oferecer e indicar as melhores alternativas para turistas e clientes em geral.
Por Camilla Silva
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Contador.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Farmacêutico.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Engenheiro de Produção.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Analista de TI.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Gerente de RH.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Advogado.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Arquiteto.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Biomédico.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Acupunturista.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Almoxarife.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Analista Comercial.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?