Todas as atividades relacionadas a vendas nos diversos segmentos são funções do Analista Comercial. As atividades desse profissional são as mais variadas como planejamento e organização dos programas de vendas, avaliação de resultados segundo a política da organização em que se trabalha, prestação de contas dos resultados positivos e negativos a gerência comercial, dar todo o apoio a equipe de vendedores internos e externos da empresa, além de saber trabalhar sobre pressão e em cima de metas.
É de suma importância que o Analista Comercial conheça muito bem o produto ou serviço que trabalha e esteja sempre pronto para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir por partes dos clientes ou subordinados. Muitas empresas exigem curso superior em áreas como Administração, Finanças, Economia e áreas afins para o cargo de Analista Comercial, além de uma vasta experiência em vendas de produtos ou serviços, dependendo do ramo da empresa.
Outros pré-requisitos indispensáveis são a proatividade, capacidade de relacionamento pessoal, dinamismo, domínio de informática e saber lidar com situações estressantes no dia a dia, além de ter disponibilidade para viagens e em casos mais específicos, possuir carro próprio.
O campo de atuação do Analista Comercial é muito amplo e pode abranger toda empresa que venda algum produto ou ofereça algum tipo de serviço, seja ele temporário ou definitivo. Empresas com os mais variados ramos de negócio desde que esteja relacionado com vendas presencial ou por telefone, tem em seu quadro de funcionários, o Analista Comercial. Uma das principais exigências pessoais que as empresas fazem é que o profissional saiba lidar com trabalho sobre pressão, o que nem sempre é fácil. Ambientes assim geralmente são bastante estressantes e cabe ao profissional ter toda a calma e tenacidade para lidar com isso.
A média salarial do Analista Comercial geralmente não é estipulada, pois esse profissional é comissionado, na maioria das vezes. Muitas empresas fornecem uma ajuda de custo e combustível e o ganho de resume em mera comissão, ou seja, se o profissional conhecer a fundo o produto que está vendendo, as chances de ser bem sucedido na carreira é grande.
Por Rodrigo Souza de Jesus
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