Arquiteto – Formação Acadêmica, Salário, Mercado de Trabalho

O Arquiteto é responsável por um inteligente planejamento de utilização de espaços comerciais, residenciais e industriais.

O Arquiteto, depois de enfrentar os 5 anos de faculdade, finalmente pode colocar seus conhecimentos em prática da melhor forma possível.

O profissional é o responsável por um inteligente planejamento de utilização de espaços comerciais, residenciais e industriais. Primeiramente, ele faz um complexo projeto arquitetônico que pode ser feito no computador ou mesmo no papel, do ambiente em que vai atuar e pode utilizar os mais diversificados recursos técnicos e artísticos para o auxiliar na tarefa.

Dentre várias aptidões que esse profissional deve ter estão a capacidade de realizar desenhos e planejar espaços e ambientes de quaisquer tamanhos, além de conhecimentos matemáticos de cálculos precisos. Saber visualizar espaços nas três dimensões, ter uma capacidade de abstração, desenho, sensibilidade e ser flexível para se trabalhar em equipe, são algumas das características que todo arquiteto deve ter.

O mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo e o setor privado é que absorve boa parte da mão de obra dos arquitetos. Empresas como construtoras, escritórios de engenharia e arquitetura e instituições de pesquisa são alguns exemplos.

O profissional pode se especializar em algumas áreas que podem ser o paisagismo, urbanismo, história da arquitetura, comunicação visual, arquitetura de interiores, computação gráfica ligada à arquitetura. As áreas mais procuradas para especialização, principalmente por jovens arquitetos recém-formados são a arquitetura de interiores e a computação gráfica da arquitetura. Vale lembrar que arquitetura não tem nada a ver com a decoração e as pessoas confundem as profissões por falta de conhecimento.

Todo arquiteto sempre deve estar ligado a novos recursos de computação que surgem no mercado que podem o auxiliar no seu trabalho e nunca deve deixar de acompanhar as tendências do mercado.

O salário médio inicial para um arquiteto com uma certa bagagem de conhecimento e experiência, dependendo do porte da empresa em que vai prestar serviço, pode variar de R$ 3.900,00 a R$ 5.900,00. Aqueles profissionais que são autônomos podem ganhar mais ou menos que isso, pois os ganhos são muito instáveis quando se trabalha por conta própria.

Por Rodrigo Souza de Jesus

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Engenheiro Civil.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Administrador.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Contador.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Farmacêutico.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Engenheiro de Produção.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Analista de TI.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Gerente de RH.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Advogado.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies