Advogado – Formação Acadêmica, Atribuições da Profissão, Salário

O Advogado pode atuar de diversas maneiras no mercado de trabalho devendo ter desenvoltura, boa argumentação e interpretação correta das leis, entre outras características.

O termo Advogado, na verdade, é usado erroneamente pela maioria das pessoas leigas, pois advogado é aquela pessoa que se graduou em Direito e que passou na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e já tem o seu número de registro na entidade, podendo exercer a profissão. Já para quem apenas se formou em Direito, mas não tem a carteira da OAB, é chamado de bacharel em Direito, o que não o impede de trabalhar em sua área que por sinal é bastante ampla.

O Advogado pode atuar como defensor dos seus clientes na mais variadas áreas, como civil, penal ou trabalhista. O profissional deve estudar a fundo todo o processo e criar uma defesa convincente e compatível com as leis do país, na tentativa de ganhar a causa e como consequência, conquistar um maior número de clientes. O Advogado também pode se dedicar a carreira pública e atuar como juiz, delegado ou promotor, mas para isso é necessário se especializar na área e ser aprovado em um concorrido concurso público.

As principais aptidões que todo Advogado deve ter são capacidade de uma interpretação correta das leis, desenvoltura, boa argumentação e ávido gosto por leitura, especialmente as que se referem as leis nacionais.

O mercado de trabalho para o Advogado são as empresas públicas e privadas na área jurídica, órgãos públicos, escritórios de advocacia, assessoria jurídica de qualquer natureza ou magistratura. Cabe a cada profissional escolher o campo que melhor se identifica nessa ampla área.

Após a conclusão do curso na universidade, o bacharel em Direito pode se especializar nas mais diversas áreas de atuação como direito tributário, constitucional, civil, trabalhista, administrativo, do consumidor, penal e internacional. É recomendado a todo estudante de Direito que leia bastante sobre todas as especializações para saber sobre qual ele se identifica melhor para que não cometa erros durante a profissão por uma escolha errada.

O salário do Advogado é muito relativo e vai depender se ele é um servidor público ou se é um profissional liberal, ou seja, não se pode estipular um valor fixo de ganho para essa profissão, já que os ganhos são muito instáveis. Para um profissional em início de carreira, a média salarial varia de R$ 3.900,00 a R$ 4.800,00, dependendo da especialidade do Advogado e do seu campo de atuação.

Por Rodrigo Souza

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Engenheiro Civil.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Administrador.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Contador.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Farmacêutico.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Engenheiro de Produção.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Analista de TI.

Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Gerente de RH.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies