O mercado de trabalho para farmacêuticos no Brasil vem crescendo a cada ano. É nada menos que o sexto maior mercado farmacêutico do mundo, sendo que a expectativa é que se torne o terceiro até 2018. Com isso, o curso de Farmácia está sendo cada vez mais procurado. O farmacêutico, por sua vez, é o responsável pelo estudo da composição de medicamentos, alimentos industrializados e cosméticos, sendo que o mesmo orienta o processo de fabricação de tais produtos.
Além disso, também está entre as atribuições do farmacêutico a pesquisa e o teste de substâncias de possam vir a fazer parte da composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Trata-se de um profissional com conhecimentos amplos, haja vista o mesmo também cuidar da parte do registro de drogas, distribuição e comercialização dos produtos além de verificar se as normas sanitárias estão sendo obedecidas.
Durante a sua formação acadêmica, o estudante de Farmácia entrará em contato com disciplinas das áreas de física, química e biologia durante todo o curso. Já na área profissional das disciplinas, o aluno irá estudar, por exemplo, toxicologia e tecnologia farmacêutica e de cosméticos. A parte mais interessante da graduação fica por conta das aulas práticas, em laboratórios especializados, que irão ocupar grande parte da vida acadêmica do estudante. Apresentação de um trabalho de conclusão de curso e estágio são obrigatórios para a emissão do diploma. O curso possui duração média de 5 anos.
É importante destacar que não existe um piso salarial pré-definido para os farmacêuticos. Com isso, a remuneração dos mesmos varia de acordo com a área de especialização do mesmo, a região onde trabalha, carga horária, dentre outros fatores. A média salarial deste profissional é R$ 2.700,00. No auge da carreira a média mensal pode ultrapassar R$ 6.000,00.
Um dos pontos positivos desta profissão é o grande número de áreas de atuação disponíveis. O farmacêutico pode atuar, por exemplo, na área de alimentos onde irá analisar como se dá a ação de diversas substâncias no organismo humano, bem como controlar a qualidade dos alimentos. Na área de análises clínicas e toxicológicas, ele será responsável pela análise de material biológico com a finalidade de detectar doenças causadas por agentes infecciosos. Na área ambiental, o farmacêutico irá controlar a qualidade da água, do solo e do ar em regiões adversas.
Os principais empregadores de farmacêuticos no Brasil são: Laboratórios de análises clínicas, Hospitais públicos e privados, Institutos de pesquisa, Vigilância Sanitária e Indústrias de medicamentos, cosméticos ou alimentos.
Por Bruno Henrique
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Engenheiro Civil.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Administrador.
Clique aqui e saiba mais sobre a profissão de Contador.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?