Informações sobre o FGTS

Saiba quem tem direito de receber, como sacar e tirar o extrato do FGTS.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) existe desde 1967, foi criado com o objetivo de garantir um fundo monetário de segurança ao trabalhador, quando o contrato de trabalho com base na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) se encerra sem justa causa.

O montante é resultado de depósitos efetuados mensalmente pelo empregador em uma conta vinculada ao CPF de cada empregado. Esse valor é atualizado e acrescido de juros durante todo o tempo de serviço. O valor do recolhimento periódico é calculado de acordo com o salário bruto recebido e varia de 2%, no caso de aprendizes, até 11,2%, no caso de trabalhadores domésticos.

Quem tem direito ao benefício?

Todos os trabalhadores com carteira assinada, Além destes, também os atletas profissionais, trabalhadores rurais, inclusive os que atuam somente no período de colheita, os avulsos e temporários, além dos já citados empregados domésticos e os que estão em condição de aprendizes têm direito ao FGTS.

Quando sacar o fundo?

Além do caso de demissão, existem outras ocasiões em que é possível sacar o FGTS como, por exemplo, na compra de um imóvel ou para a aceleração de sua quitação, quando ocorre a aposentadoria ou em casos de doenças terminais, entre outros.

Contas inativas

 

O saque do FGTS para contas inativas já está liberado. Os saques terminam no dia 31 de julho. Confira o calendário:

Nascidos em Sacam a partir de
Janeiro e Fevereiro 10 de março
Março, Abril e Maio 10 de abril
Junho, Julho e Agosto 12 de maio
Setembro, Outubro e Novembro 16 de junho
Dezembro 14 de julho

 

Como tirar o extrato?

A qualquer momento o empregado pode consultar o seu extrato do FGTS, o que pode ser feito facilmente pela internet. Basta fazer um cadastro no site da Caixa Econômica Federal, instituição detentora dos valores, e acessar as informações.

É possível também acompanhar a movimentação da conta por meio de cadastro de número de celular. Assim, uma mensagem é enviada ao trabalhador cada vez que houver uma mudança na conta. O contratado que possui o cartão cidadão pode consultar o saldo do FGTS nos terminais de autoatendimento da Caixa.

O trabalhador pode, ainda, comparecer pessoalmente no guichê de atendimento e fazer uma consulta diretamente com o atendente do banco. Mesmo assim, um extrato anual é enviado, pelo serviço postal, a cada trabalhador. Para isso, é importante lembrar que os dados cadastrais precisam ser sempre atualizados no banco de dados da Caixa Econômica.

Para saber mais sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, você pode acessar também a página do governo federal que trata do assunto em: www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/extrato_fgts.asp.

Por Janaina Pereira

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies