De acordo com o barômetro de TI pertencente ao Page Personnel, os profissionais de Tecnologia da Informação irão se movimentar bastante dentro do mercado de trabalho, muitos estão pretendendo mudar de empresa ainda nesse ano e outros já mudaram.
Segundo a pesquisa realizada, 56% dos profissionais responderam que pretendem encontrar um novo emprego até dezembro de 2016, esses pensamentos vêm ocorrendo devido à falta de possibilidade de crescimento na empresa que está trabalhando atualmente. Antes da crise econômica que está ocorrendo no Brasil, a empresa tinha mais facilidade para subir o nível profissional do funcionário. Hoje está muito complicado, pois a empresa passará a gastar mais e isso não é um dos objetivos das empresas localizadas no Brasil.
Outro fator que leva o profissional a querer mudar de empresa, é o salário. Muitas vezes o salário que ele está recebendo no presente, está abaixo do salário oferecido pelas outras empresas.
A equipe ter um gestor muito conservador também está levando os profissionais a procurar por novas oportunidades no mercado de trabalho. Para atuar na área de TI, os profissionais estão procurando pelo “gestor ideal”, aquele que seja inspirador, não tenha perfil político, seja dinâmico e que esteja acessível para novos diálogos.
Na opinião do diretor da Page Personnel, Ricardo Haag, a área de TI está caminhando ao contrário do mercado, pois é a área que não parou de contratar novos profissionais e os salários oferecidos são muito bons.
Os profissionais que estão em busca de mudança de empresa, não pretendem analisar apenas a remuneração oferecida, mas também os benefícios, se além da vida profissional também terá uma vida pessoal, plano de carreira, a flexibilidade e o horário de trabalho.
A área de TI é composta pela geração Y, pessoas que nasceram depois da década de 80, elas procuram por mudanças, tem prioridades diferentes e outros ideais na carreira profissional.
A maioria dos profissionais de TI é do sexo masculino, eles representam 87% dos profissionais que atuam nessa área. A idade varia entre 25 e 35 anos, por esse motivo é muito comum encontrar gestores muito jovens nas equipes de desenvolvimento e aplicações. 40% dos profissionais cursaram apenas até a graduação e 63% possuem inglês entre avançado/fluente.
Por Aline Aparecida Feitosa Dias
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?