Como motivar alguém com quem não tem um bom relacionamento

Ser justo e não levar o desafeto para o lado pessoal são algumas dicas

Ter um bom relacionamento com todos os colegas de trabalho é indispensável para que possamos desenvolver nossas tarefas sem problemas e a empresa conte com uma produção que esteja dentro de suas expectativas, porém, nem sempre isto é possível, pois acontece de não conseguirmos ter um bom relacionamento como algum outro funcionário.

E quando este relacionamento não tão bom acontece entre o chefe e o seu subordinado, a situação fica ainda mais complicada, porque todo chefe precisa desempenhar o papel de motivador. É ele que irá cuidar para que todos os funcionários se mantenham motivados no trabalho, garantindo a melhor produção possível.

Nenhuma empresa espera que o chefe goste igualmente de todos os integrantes da sua equipe, assim como toda empresa sabe que nem todos os funcionários irão ter um bom relacionamento com o chefe, mas é importante saber contornar esta situação para não prejudicar a empresa e a sua própria carreira dentro da empresa.

Uma boa forma de conseguir manter o bom relacionamento com todos, até mesmo com quem você não goste, é começar a pensar sempre, antes de tomar uma decisão, por menor que seja, assim você poderá avaliar se a sua decisão é a mais correta ou se você está se deixando influenciar por não ter um bom relacionamento com algum funcionário e, de certa forma, querer prejudicá-lo. Pois, na verdade, você estaria prejudicando toda a equipe e até mesmo a empresa onde trabalha.

Outra forma de conseguir motivar um funcionário com o qual você não se dá muito bem na empresa é tratando-o da mesma forma que você trata os outros funcionários, com os quais mantém um melhor relacionamento. Nada de dar tarefas mais fáceis para quem você gosta e as mais difíceis para o seu desafeto, aliás, isso só vai complicar ainda mais a situação.

Seja justo na distribuição de tarefas, mostrando a este funcionário que ele é tratado da mesma forma que todos os outros, pois isto vai deixar o convívio de vocês muito mais fácil no ambiente de trabalho.

Na medida do possível, procure se aproximar deste funcionário com o qual você não tem um bom relacionamento e se esforce para compreendê-lo e para conhecer um pouco mais de sua vida profissional. Pode ser que, fora da empresa, ele esteja enfrentando sérios problemas e sua aproximação servirá para que ele se “desarme” e passe a o considerar como um amigo.

Jamais queira levar para o lado pessoal, nem pense em querer ficar provocando-o ou fazendo vinganças, tudo isto só vai deixá-lo ainda mais com raiva de você, não ajudando absolutamente em nada.

Se o clima ficar muito pesado, chame-o para uma conversa particular e, mesmo que vocês não consigam ser amigos, tente convencê-lo que ali dentro da empresa, vocês precisam ter o melhor relacionamento possível, ainda que seja somente profissional, mas que os interesses particulares devem ser deixados de lado, pois isto beneficiará você, ele e a toda empresa.

Por Russel

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies